Como funciona o climatizador de ar?

O extremo calor provoca desidratação, cansaço, indisposição e bate aquele desânimo. Apesar de hoje em dia o ar-condicionado ser um aparelho de necessidade em nossas casas, ainda não é todo mundo que tem condições de comprar um. Desta forma, uma alternativa para fugir do calor e ainda economizar um pouco é o climatizador de ar. Mas como funciona o climatizador?

Como funciona o climatizador de ar?

A principal função do climatizador de ar é deixar o ambiente melhor refrigerado e diminuir a temperatura para combater o calor. Ele não gela igual ao ar-condicionado, mas consegue refrescar o ambiente de forma que fique mais confortável.

Diferentemente do ar-condicionado, com altas potências de BTUs e capacidade de refrigerar grandes ambientes, o climatizador é ideal e melhor utilizado em locais pequenos, como um quarto ou sala.

O climatizador tem um reservatório de água, onde é possível colocar o líquido frio ou até mesmo gelo. O recipiente médio tem entre 6 e 7 litros, durando de 8 a 9 horas. Assim, depois de ligado, ele libera esse ar gelado pelo ambiente, que circula com o vento, e equilibra a umidade.

Quanto tempo dura a água de um climatizador?

Como mencionado, o reservatório de água do climatizador pode comportar água suficiente para 8 ou 9 horas de uso. Mas esse total pode variar conforme o modelo do seu equipamento. Então, para ter acesso a um dado mais preciso, basta verificar o manual de instruções ou entrar em contato com o fabricante.

Além disso, muitas pessoas desejam saber o que pode acontecer com o equipamento caso a água acabe e você não perceba.

O climatizador não desligará sozinho por causa disso. Mas não se preocupe, pois a ausência de água não causará danos ao equipamento: ele passa a funcionar como um ventilador comum, apenas fazendo o ar circular, mas sem capacidade de aumentar a umidade ou alterar a temperatura.

Pode deixar o climatizador ligado a noite toda?

Não é recomendável deixar o climatizador ligado a noite toda. Com a ausência do sol, a umidade do ar será mantida por mais tempo. Então, ficar com o equipamento ligado fará com que a umidade atinja um nível excessivo.

Assim, são criadas condições para o surgimento de mofo e bolor, o que pode irritar o sistema respiratório de quem sofre com alergias ou outros problemas.

Além disso, o uso insistente do climatizador em dias chuvosos pode trazer grande umidade para os móveis e até danificá-los com o passar do tempo.

O ideal é deixar o equipamento em funcionamento por algumas horas e desligá-lo no meio da noite. Se em algum momento você sentir que o ar está muito seco e o cômodo está quente demais, basta ligá-lo por mais um período.

 

Fonte: Climatizador de ar: ótima opção para fugir do calor. Frigelar, sd. Disponível em https://blog.frigelar.com.br/como-funciona-o-climatizador-de-ar/ Acesso em 24 de janeiro de 2024